Daniel Africano Figueiredo da Rocha, nascido em 1983, na freguesia de Paços de Brandão, desde criança mostrou interesse pelas artes visuais, desenhando durante os tempos livres personagens e cenários criados pela sua imaginação, ou recriados a partir das referências do cinema, animação, ilustração ou banda desenhada. A paixão pelas artes plásticas continuou durante a adolescência, ingressando no ensino superior na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
O seu mundo mudou ao descobrir, na coleção do seu pai, os vídeos de demonstração de pintura “Tom Keating on Painters”, protagonizados por Tom Keating, famoso falsificador e restaurador. Pela primeira vez teve um vislumbre de como se poderia controlar o processo plástico, de forma a atingir um objetivo específico e de como criar os efeitos óticos que apenas vira nas pinturas dos Velhos Mestres e que lhe pareciam inatingíveis. Assim despertou-se um interesse pelo estudo das técnicas ancestrais da pintura e sua evolução. Em viagens pelo Sul da Europa, principalmente por Espanha, França e Itália, através do estudo e observação das obras de arte em museus de arte clássica e moderna, igrejas, palácios e coleções privadas, tentou perceber o que seria tecnicamente possível fazer em pintura figurativa. No atelier, procurou pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Apaixonou-se principalmente pela técnica de pintura Veneziana, que passou a ser o seu principal objeto de estudo a nível técnico nos últimos anos de faculdade, viajando várias vezes a Veneza para a estudar de perto e utilizando-a na criação de obras de grande formato, como “A Carga de S. Miguel”, “Sísifo” e “A Papini”.

Terminou a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, em 2007. Em 2010, regressa a Itália onde faz uma formação em Pintura de Figura Humana com modelo, na Florence Academy of Art, com o objetivo de aprofundar os métodos da pintura académica do século XIX. 

No seu percurso artístico especializou-se em técnicas de pintura figurativa, executando a sua produção artística pessoal e encomendas privadas nas áreas de Pintura a Óleo, Retrato, Ilustração e ConceptArt. 

Tem como local de trabalho o “Atelier Daniel Africano” localizado no Porto, espaço onde produz as suas obras e leciona Desenho e Pintura de Figura-Humana com modelo e Pintura Livre. Foi também orador, formador e coordenador em diversos outros cursos e workshops nos temas de Desenho e Pintura de Figura Humana, Pintura a óleo, Retrato e Técnicas dos Velhos Mestres.


  • Facebook - Black Circle